
Novo Código Penal de Timor-Leste criminaliza aborto
Em Timor-Leste, o novo Código Penal criminaliza o aborto com uma pena que pode chegar aos oito anos de cadeia. Os crimes sexuais têm vindo a aumentar no território.
RTP - 2009-03-25 13:48:50 - VER REPORTAGEM RTP
Em Timor-Leste, o novo Código Penal criminaliza o aborto com uma pena que pode chegar aos oito anos de cadeia. Os crimes sexuais têm vindo a aumentar no território.
RTP - 2009-03-25 13:48:50 - VER REPORTAGEM RTP
.
66 comentários:
E diz-se este governo democrático e pelo povo?
Mas que vergonha.
As madames vão fazer abortos ao estrangeiro e deixam as timorenses à morte e ainda as prendem.
Que vergonha.
Ora aí está uma norma penal insensata contrária à realidade sociológica timorense, nomeadamente às práticas que subjugam e violentam as mulheres de Timor-Leste que não são ainda donas do seu destino.
O aborto eh uma cultura estrangeira.
As maes timorenses fazem amor para ter filhos e nao para as matar.
As putas eh que fazem aborto para continuarem a gozar no sexo.
Ter filhos eh uma graca que Deus fez possivel a mulher.
Aborto eh um acto criminoso que que muitos paises fizeram legal para tapar as suas fraquezas no campo moral.
Alô! Acorda! Estamos no século XXI.
Alô!!! Trogloditas!
Lesbian esta mulher.
Como pode uma lesbian falar de aborto?
Esta mulher ja fez aborto quando estava no estrangeiro.
SE FOR FILHO/A DE PADRE BISPO OU CARDEAL DA 8 ANOS DE PERDAO, NAO DE PRISAO!
ALEM DISSO E NECESSARIO O ABORTO SIM SENHOR! OLHEM SO QUEM TEMOS PARA PM, PR E CHEFE DE POLICIA!
XINOCO DE MELBOURNE
Mas que estupidez. E qual e a pena de prisao dos que andam a aliciar as menores para a a prostituicao? Devido a pobreza a muitas jovens que se vendem por um telemovel e muitos dos graudos com poder de gastar andam nisso. Se os jornalistas investigarem irao apanhar muito peixe na rede. E so verem a historia das trocas de telefonemas para apanharem e trazerem a luz esses marmanchos que vao bater o peito na missa todos os domingos e comungam e ca fora no dia a dia abusam das menores.
Que tal uma pena de 25 anos. Penalizar o aborto e penalizar a desgracada das mulheres. Seria melhor penalizar os padrecas envolvidos em casos amorosos pois sao hipocritas.
A questao do aborto e' uma questao complicada e muito sensivel que tem sido e sera sempre foco de grandes debates entre varias partes com diferencas de opiniao relativamente ao valor da vida humana.
Sejam quais forem os argumentos pro e contra o aborto, anonimo das 9:31, o facto de estarmos no seculo XXI nao pode nem deve ser por si justificacao para a legalizacao do aborto.
Se ambos os 'fetos' (feto bebe em estado de desenvolvimento no utero e feto 'mulher' na lingua Tetum) pudessem falar o que diriam por sua vez cada um deles?
'Feto' mulher: Filho/a, nao te quero, vou-te abortar.
Feto (bebe): ...?
Proteger a criança e o adolescente e não proteger o feto não é algo paradoxal?
Alfredo
Br
Sou Timorense! Sou Mulher! Sou catolica e sou CONTRA o aborto.
Contudo, acredito que em certos casos, a vontade da mulher deveria ser respeitada, nao a vontade da igreja ou de padrecos que pensam que reinam Timor.
Sera certo mandar uma mulher ir para a cadeia porque fez um aborto, quando esta foi VIOLADA, por um BANDIDO? Nao! Pensem como se fosse alguem que vos seja querido, uma filha, uma irma, mae etc... ai talvez ja nao vomitem as palavras em favor desta VERGONHOSA lei!
Lucia Lobato e uma mancha e uma VERGONHA para Timor e tambem para todas as mulheres dignas de Timor!
Uma mancha negra! Talvez a mancha que esta tenha na cara,seja um aviso a todos nos!
Os homens geralmente, fazem as leis, onde se inclui a do aborto concerteza.
Deviam ser eles a ter os filhos e, que lhes saissem pelo cu.
Ze da Labia
Aborto eh um crime.
Se foi violada por um bandido a crianca nao tem culpa. Deixa crecer e oferece a quem nao pode ter filhos.
Tantos filhos e filhas nao queridas e no entanto sairam homens e mulheres de valor.
O dono dos casinos do mundo era para ser abortado mas em vez a mae deu para adoptar.
Stanley
Quem sabe o que eh um "Spliter"????
Alguem quer limpar ojornalista Belo para nao deixar saber quem o forneceu os telefonemas e SMS dos Timorenses.
PARA QUEM SABE O QUE EH UM "SPLITER" DIGO JA QUE EM TIMOR O TELECON PODE TER UM SEM OS TIMORENSES SABEREM.
SPLITER e um sistema de espionagem eletronica que capta todo o tipo de comunicacao quer internet quer telefonemas. Copia toda a informacao que a telecon timor recebe e manda e guarda tudo em memoria eletronica.
Maudia em Dili
PS. China e America usam este sistema de espionagem
"O dono dos casinos do mundo era para ser abortado mas em vez a mae deu para adoptar.
Stanley"
Esse ou esses, entao e que nem deviam ser feitos, quanto mais abortados.
Os do casino, so trazem miseria para muita gente honesta, enquanto eles vivem na luxuria.
O mundo precisa de gente seria, honesta, trabalhadora,boa.Nao de larapios!
Ze da Labia
O corpo e de cada um de nos.
Nos, independentemente de sermos mulher ou homem, e que mandamos no nosso corpo.
Os medicos deviam ser para dar conselhos, mas a decisao final deve ser sempre nossa.
Eu nao me meto em assuntos referentes ao corpo de ninguem.
Sou maior e vacinado e quem manda no meu corpo sou eu.
Ze da Labia
O corpo do criminoso tambem e dele ou dela. Mas quando comete o crime o estado castiga. O aborto eh um crime porque nao respeita a dadiva de Deus de gerar um bebe. A mulher que faz aborto sem necessidade pode muito bem se esterilizar tambem.
...Fábrica de camisas de vénus ou lá o que é para cima.Padralhada ( e bispalhada) retrógrada para inferno, já.
Ai Timor, com gente mesquinha desta aonde vais parar?! Coitados dos teus filhos.
Lírio
"...Fábrica de camisas de vénus ou lá o que é para cima.Padralhada ( e bispalhada) retrógrada para inferno, já."
Bem tem razao o papa, quando diz que nao se deve usar a camisinha.
E o mesmo que comer uma banana com casca.....
Criminoso
"A mulher que faz aborto sem necessidade pode muito bem se esterilizar tambem."
Quando escreve isto de certa maneira reconhece o aborto "de necessidade", Tanto o aborto como as prostitutas sempre existira.
Ha que dar apoio as mulheres, para fazerem uma escolha lucida e independente, tendo em consideracao a sua saude.
Voces simplesmente optam por ser do contra, como os padres e a igreja retrogada, que insiste em viver como se estivessemos no seculo XV.
A favor do aborto legalizado
"O corpo e de cada um de nos.
Nos, independentemente de sermos mulher ou homem, e que mandamos no nosso corpo.
Ze da labia, nesta questao discordo consigo.
Se as coisas fossem assim tao simples ninguem devia ser impedido de cometer o suicidio ou a eutanasia. Ate deviam ser proporcionados com os meios mais eficazes de se suicidarem de modo a poderem evitar uma morte mais violenta e de sofrimento.
Poderiamos entrar numa loja e escolher o nosso metodo preferido de suicidio... por um preco a nosso gosto.
Mas a realidade nao e' assim.
Geralmente as sociedades humanas procuram impedir o suicidio ou a eutanasia porque e' dado que a vida humana e' valiosa e nao deve ser interrompida pela simples vontade de um individuo.
Esta e' um valor das sociedades humanas em relacao a um individuo de vontade propria consciente e capaz de fazer as suas proprias decisoes.
Porque que entao permitir ou mesmo legalizar que uma vida humana ainda incapaz de se pronunciar e se defender possa ser cessada por outra?
Um bebe no utero, uma vida humana, nao tem direitos porque ainda nao pode falar? Porque nao pode vocalizar o seu desejo de viver?
Em Tetum a gravidez diz-se "isin rua" (literalmente traduzido significa "dois corpos") o corpo da mae e o corpo do feto.
O feto, apesar de estar a desenvolver-se dentro do corpo da mae, e' um corpo, uma vida distinta numa relacao de simbiose com o corpo da mae para se poder desenvolver.
Um aborto por isso nao equivale a remocao de uma parte do corpo da mae como se de um simples caso de amputacao se tratasse.
Seria a remocao e a cessacao forcada de uma vida humana distinta, fragil e indefesa numa relacao simbiotica com o corpo da mae.
Por isso nao e' uma simples questao de dizer "e' o meu corpo e eu posso fazer o que quiser com o meu corpo" porque na realidade o aborto representa a imposicao do desejo de um corpo sobre o um outro.
PS: Para mim, irrespectivamente das razoes que possam invocar para apoiar o aborto, a practica representa a imposicao da vontade do mais forte sobre o mais fraco e sem voz.
Sim, claro, e' uma solucao conveniente para algumas pessoas, pelas mais diferentes razoes, mas no fundo nao deixa de ser a interrupcao forcada de uma vida humana.
Lírio,
Podemos comprender pelo seu comentario que para si a interrupcao forcada de uma vida humana indefesa e' ser-se progressista?
Timor Leste em vez de progredir para uma sociedade moderna continua agarrada a conceitos há muito tidos como retrógrados. É uma pena ver um país amado e com tantas potencialidades governado por mentes tão pouco progressistas...
Caro Anónimo das 17h49.
Eu não discuto a interrupção da gravidez, o que gostaria de ver resolvido era o problema da gravidez "a montante", ou seja antes de acontecer.
Em Timor não há qualquer planeamento familiar e o que está instituido é do tipo: - para a frente e fé em Deus. E Deus em Timor dá quase sempre mais uma mulher prenhe. Como dizia um casal há anos em Díli: " nós já temos o nosso plano familiar que é ter 12 ( doze) filhos!"
Ó valha-nos Deus! E não há que pensar que tão importante é a construção de centrais eléctricas como a construção de uma fábrica de preservativos e sucedâneos?!
Agora, vá dizer à Igreja de Timor ( ou melhor a muita dos padres e aos bispos) que tem de haver planeamento familiar! A resposta será do género: " tudo o que vier à rede é peixe. Se não quiseres filhos, sê casto!" Assim há que dar cursos e mais cursos de formação de masturbação e nada de enfiamento!
Apetece dizer: - Porra, porra, porra!
Lírio
"Por isso nao e' uma simples questao de dizer "e' o meu corpo e eu posso fazer o que quiser com o meu corpo" porque na realidade o aborto representa a imposicao do desejo de um corpo sobre o um outro.
30 de Março de 2009 17:37"
A lei que nao permite o aborto, nao e uma lei que representa uma imposicao?(lei retrogada, manipulativa e injusta).
O que acontece na maioria dos casos, e que as mulheres com maior meio financial, mesmo que a lei proiba o aborto, vao para paises onde ele e permitido e fazem-no.A lei e descriminativa no tocante as mulheres(maioria), que nao tem apossibilidade das ricas.
Muitas criancas que nascem em paises onde o aborto nao e permitido(maioria paises pobres, retrogadas e onde a relegiao catolica predomina), sao tristes, nao queridas, infelizes e as mulheres nao tem o mesmo direito de igualdade.
Entao se forem gemeos, em tetum diz-se "isin tolo"?Se forem quadruplos, diz-se "isin lima"?
E se forem preguicosos "isin baruk"?
E se forem injustos "isin todan"?
E se forem atrasados "isin beik"?
Em pleno seculo XXI, e preciso dar ao cidadao, direito de escolha, de justica, de educacao.
Antigamente, no tempo dos fascistas e que se escondiam, proibiam, nao se educavam os povos, dava-se porrada nas mulheres, punha-as em segundo plano etc...
Queremos a liberdade de escolha para todos, independentemente do seu poder economico;
Na justica, na educacao, na saude etc...
Viva a liberdade!
Nao a libertinagem, restricao de direitos e fora com pensamento retrogado.
Ze da Labia
Se as coisas fossem assim tao simples ninguem devia ser impedido de cometer o suicidio ou a eutanasia. Ate deviam ser proporcionados com os meios mais eficazes de se suicidarem de modo a poderem evitar uma morte mais violenta e de sofrimento.
Poderiamos entrar numa loja e escolher o nosso metodo preferido de suicidio... por um preco a nosso gosto.
E PORQUE NAO? QUE EU SAIBA SE ALGUEM QUIZER REALMENTE SUICIDAR-SE QUEM O VAI PARAR. VOCE?
"Se as coisas fossem assim tao simples ninguem devia ser impedido de cometer o suicidio ou a eutanasia. Ate deviam ser proporcionados com os meios mais eficazes de se suicidarem de modo a poderem evitar uma morte mais violenta e de sofrimento.
Poderiamos entrar numa loja e escolher o nosso metodo preferido de suicidio... por um preco a nosso gosto."
ISTO E LENGA LENGA, OU DE PADRE OU DE PADRE REFORMADO OU ATE MESMO DE SACRISTAO.
E DE BRADAR AOS CEUS!
JESUS, QUE NAO CONHECI, DE ACORDO COM MUITOS QUE TAMBEM NAO O CONHECERAM, ERA MAIS JUSTO.
NAO E ASSIM SANTA MADALENA?
GASTAO SEM PIEDADE
“Ter filhos eh uma graca que Deus fez possivel a mulher.”
Se ter filhos é uma graça que Deus fez porque é que os padres quando engravidam as mulheres não os assumam a responsabilidade? E que tal, mulheres violadas e incestos? Será que elas terão que aturar por um ato involuntário?
Não creio Deus quer que depois de dar vida à uma criança a seja abandonada ou negar o seu bem estar!
Deus cria os humanos, mas são os humanos que pensam! Senão dependeríamos nos terços e nas missas! Até porque para além de rezar os padres ainda terão que pedir esmolas para poder sobrevivier!
“Proteger a criança e o adolescente e não proteger o feto não é algo paradoxal?
Alfredo
Br”
Se a tua mãe pensasse assim quando eras um feto…
“Se foi violada por um bandido a crianca nao tem culpa. Deixa crecer e oferece a quem nao pode ter filhos.”
Esta ideia não ajuda nada! Isto só encorajar mais ‘bandidos’ para cometer atos criminais. Que tal se houver ninguém que aceita a criança? Deixa-a na rua? Pode ter toda a certeza de que os anti-abortistas e as igrejas não vão recolher-las!
"Se a tua mãe pensasse assim quando eras um feto…"
Era preferivel isso do que ter que aturar tanta cretinice....
E as desculpas que dao.....
Gastao Sem Piedade
"A lei que nao permite o aborto, nao e uma lei que representa uma imposicao?
Mas entao as leis nao sao todas imposicoes as sociedades em que vivemos?
Existe alguma lei que depende da aceitacao ou nao de um individuo para que seja aplicada?
Nesse caso era mais facil nao haver leis e voltarmos a viver em 'estado de natureza'.
Voce levantou umas questoes que tem mais a ver com a igualdade e a distribuicao equitativa de riqueza do que propriamente desenvolveu um argumento que convincentemente justifique o aborto.
O facto de haver gente rica neste mundo que hao de sempre arranjar meios de escapar a justica, seja qual for o crime cometido, nao justifica que a todos seja facultado a mesma facilidade de o fazer.
Por exemplo:
Se por acaso a circumcisao feminina for practica ilegal em Portugal, mas havendo gente rica em Portugal que acredite nessa pratica e leve as suas filhas para certos paises africanos onde a practica nao e' um crime, nao quer dizer que as leis portugesas devem ser mudadas para que outras pessoas com menos possibilidades financeiras para levar as filhas para o estrangeiro possam circumcisar as suas filhas em Portugal.
Nao vejo tal coisa a acontecer nem mesmo em nome de uma suposta igualdade das mulheres.
Diz tambem que "Muitas criancas que nascem em paises onde o aborto nao e permitido(maioria paises pobres, retrogadas e onde a relegiao catolica predomina), sao tristes, nao queridas, infelizes...
E ja perguntou a algumas delas se preferia ter sido abortada? Estou convencido que se a crianca tivesse idade para entender tal pergunta ficaria chocada com ela.
"Que tal se houver ninguém que aceita a criança? Deixa-a na rua?"
Valha nos santa engracia!! Isso nunca!!!
E' preferivel mata-la!!!
Nao e' esse o argumento?
E continua muita gente contra a despenelizacao do aborto em Timor Leste.
Nao querem que as suas mulheres tenham direitos.
Preferem que elas sejam "vacas", ninhadamente falando.
Porca miseria.
A mulher em Timor Leste ter-se de sujeitar a mais uma injustica.
Gastao Sem Piedade
"Nao querem que as suas mulheres tenham direitos."
De que direitos fala? O direito de matar uma vida inocente?
"Nao querem que as suas mulheres tenham direitos."
De que direitos fala? O direito de matar uma vida inocente?
30 de Março de 2009 22:54"
E voce so sabe de uma maneira de matar uma vida inocente(aborto), quando quer defender o seu ponto de vista?
Nao se matam diariamente vidas inocentes, com as melhores intencoes?
Gastao Sem Piedade
“Valha nos santa engracia!! Isso nunca!!!
E' preferivel mata-la!!!”
Encorajar violações sexuais também não é a melhor forma! Se ninguém aceitar, a criança será privada de muitas necessidades de vida. Tal como não é culpa da criança quando a mãe se engravidou, também não é culpa da criança por ela ter nascida para depois privar dela as necessidades mais básicas. Ao fim ao cabo, criar uma criança não é apenas fornicar! Fornicar e engravidar uma mulher e depois deixar a mercê da mãe é dos irresponsáveis da pior qualidade e de alguns padres!
Aos que defendem a nao despenilizacao do aborto, politicos e comentaristas:
Se voces sao genuinos no que dizem e realmente defensores das criancas, Timor Leste e um bom pais por onde comecar.
Ha tantas criancas orfans e nao so, em Dili e no interior, famintas e sedentas, sem uma cama propria para dormir, agua canalizada para se lavarem, luz electrica para estudarem, enfim, TODO um "essencial" ao direito da crianca.
E ainda querem tirar mais um direito as mulheres, suas maes, que na sua grande maioria, sao as que olham por elas,sendo muitas das vezes a mae e o pai ao mesmo tempo?
Jesus disse:
Ides e multliplicais, mas nao estava a falar para bois e vacas.
Era o Adao e a Eva, senhores e senhoras.
Ze da Labia
"Aos que defendem a nao despenilizacao do aborto, politicos e comentaristas:
Se voces sao genuinos no que dizem e realmente defensores das criancas, Timor Leste e um bom pais por onde comecar.
Ha tantas criancas orfans e nao so, em Dili e no interior, famintas e sedentas, sem uma cama propria para dormir, agua canalizada para se lavarem, luz electrica para estudarem, enfim, TODO um "essencial" ao direito da crianca.
E ainda querem tirar mais um direito as mulheres, suas maes, que na sua grande maioria, sao as que olham por elas,sendo muitas das vezes a mae e o pai ao mesmo tempo?
Jesus disse:
Ides e multliplicais, mas nao estava a falar para bois e vacas.
Era o Adao e a Eva, senhores e senhoras.
Ze da Labia
"
O' Ze da Labia, este foi o comentario mais HONESTO E SINCERO que vi no meio desta grande sujeira.
Faca la um poema para as criancas de Timor.
Um abraco amigo.
Uma amiga.
Que eu saiba existem varios orfanatos em Dili/Timor muitos deles operados pela Igreja catholica e nao so.
Quanto aos direitos que dizem querer-se tirar das mulheres pergunta-se outra vez que direitos sao esses? O direito de matar uma vida inocente?
"Blogger PubEd disse...
Timor Leste em vez de progredir para uma sociedade moderna continua agarrada a conceitos há muito tidos como retrógrados. É uma pena ver um país amado e com tantas potencialidades governado por mentes tão pouco progressistas..
Esta visto que para alguns, matar vidas inocentes e indefesas e' sinal de progresso e de uma sociedade moderna, e defender uma vida humana indefesa e' tido como retrogrado.
Nao sei a que sociedade moderna se referem mas se for assim essa sociedade nao paga ser-se fraco.
"Esta visto que para alguns, matar vidas inocentes e indefesas e' sinal de progresso e de uma sociedade moderna, e defender uma vida humana indefesa e' tido como retrogrado. "
A AMP FAZ ISSO TODOS OS DIAS! AO PRIVAR INOCENTES COMO ESTAS CRIANCAS, DE COMIDA, AGUA POTAVEL, MEDICAMENTOS E CUIDADOS DE SAUDE.
PORTANTO NAO VENHA CA COM MORALIDADES BARATAS.
VOCES JA MATAM SEM SEREM PENALIZADOS.DEVIAM ESTAR TRANCADOS EM BECORA.
GATUNOS! ASSASSINOS!
Anonimo anterior,
Voce devia pensar em tratar-se. O seu odio e frustracao e' tao grande que o cega e o impede de desenvolver argumentos lucidos e objectivos que merecam consideracao.
Quer dizer que Timor era um paraiso onde a Fretilin fazia correr rios de leite e mel ate a AMP vir e estragar tudo?
Va mas e' tratar-se da cabeca!!!
"Esta visto que para alguns, matar vidas inocentes e indefesas e' sinal de progresso e de uma sociedade moderna, e defender uma vida humana indefesa e' tido como retrogrado.
Nao sei a que sociedade moderna se referem mas se for assim essa sociedade nao paga ser-se fraco.
31 de Março de 2009 10:26"
Voce e de opiniao de que abortar e tirar a vida de um inocente indefeso, bla, bla, bla.
Entao ter uma ninhada de filhos, sem ter as condicoes minimas para os fazer feliz, de acordo com a carta das Nacoes Unidas do Direito das Criancas o que e?
E matar lentamente as criancas, o seu espirito, os seus direitos etc...
E criar futuros homens e mulheres, com rancor, com odio, infelizes e, os futuros ladroes e assasinos de um pais.
No meu ponto de vista, todo o ser tem direito a viver feliz.
Os casais devem so ter o numero de filhos de que possam dar o minimo dos seus direitos.Para que ter 6 ou 10 filhos, se a maioria nem um pedaco de pao tem.
Ha que se lhes dar todos os direitos e meios para que isso aconteca.
As religioes, nao devem interferir, nem tao pouco ser "donos" de cada um.
E eu ate sou catolico.
O papa vai de certeza querer excomungar-me.Os padres, padres reformados e sacristaos ja aqui mo fizeram.
Ze da Labia
Quero ser crianca em Timor
Quero ser crianca em Timor
Quero ser feliz e sentir-me amada
Quero beber leite
Para ter ossos fortes
Quero ter uma cama para dormir
Onde haja uma almofada
Para poder sonhar
Quero ser crianca em Timor
Quero ter um par de sapatos
Para que os meus pes
Crescam saudaveis e limpos
Para poder andar para a escola
Sem ter que coxear
Quero ser crianca em Timor
E ter roupa para nao andar nu
Quero cobrir o corpo
Deste calor ardente
Que me estorrica a pele
Quero ser crianca em Tmor, ter bicicleta
Poder comprar uma trotinete
Ir de Dili a Bazartete
Nao levar porrada de cacetete
Comer bem no restaurante da Odete
Arroz, sopa ou mesmo omolete
Passear de camionete
Mas dispenso a espingarda sete sete
Mas a minha mae ja tem onze
Vou ficar no banco de suplentes
Levar agua aos que tem sede
Ver passar a banda e nao tocar
Ver saltar a bola e nao chutar
Partir os ossos so de esperar
Porque sem calcio, custa a sarar
E la tenho que aturar
Os graudos que nao sabem mandar
Ze da Labia
(Dedico este poema a minha amiga, que mo pediu)
E o poema devia cabar assim?:
Por essas e outras razoes
preferia ser abortada.
"Voce e de opiniao de que abortar e tirar a vida de um inocente indefeso, bla, bla, bla.
Entao ter uma ninhada de filhos, sem ter as condicoes minimas para os fazer feliz, de acordo com a carta das Nacoes Unidas do Direito das Criancas o que e?"
E o que aconteceu ao direito inalienavel e fundamental a vida, um dos direito humanos mais basicos?
Nao me parece que alguem possa ser feliz ou nao sem no minimo estar vivo.
"E matar lentamente as criancas, o seu espirito, os seus direitos etc...
E criar futuros homens e mulheres, com rancor, com odio, infelizes e, os futuros ladroes e assasinos de um pais.
No meu ponto de vista, todo o ser tem direito a viver feliz."
Mas desde quando e' que so os pobres vivem com rancor, sao infelizes ou passam a ser os futuros ladroes e assassinos de um pais?
Os ricos nao tem rancores? Nao sao tambem infelizes? Nao roubam e nao matam?
Muito pelo contrario!! Esta mais que provado que os ricos tambem tem os seus rancores e as suas infelicidades, tambem matam e quando roubam nao e' um so pedaco de pao mas sim muitos milhoes e milhares de milhoes muitas vezes a custa das poupancas dos menos ricos ou pobres e os leva a falencia enquanto eles continuam a gozar uma boa vida.
Quando matam tambem matam aos milhares e as vezes milhoes para defenderem os seus grandissimos interesses economicos.
Um pobre rouba uma codea de pao e' ladrao, e um rico que comete um crime de colarinho branco e rouba milhoes nao e' ladrao?
O pobre ladrao devia ter sido abortado e o ladrao rico recompensado?
Os paises ricos do mundo produzem alimentos suficiente para dar de comer a todo o mundo. No entanto muito desses alimentos sao desperdicados e dado a comer aos animais que comem melhor num pais rico que um ser hamano pobre num pais empobrecido a custa da riqueza dos paises ricos.
O problema, senhores e senhoras e' muito maior que aquilo que fazem crer. E' um problema universal da distribuicao justa e equitativa da riqueza mundial.
Sera justo que as pessoas pobres do mundo tenham que sujeitar-se ao aborto das suas geracoes futuras porque nao as podem sustentar enquanto os paises ricos vivem dos mais incomprensiveis excessos e desperdicios?
Veja so a atual crise economica mundial. Quer me vir dizer que foram os pobres que a criaram? Ou foram os ricos que nas suas desmedidas ambicoes de quererem mais e mais arrastaram o resto do mundo para a miseria e os tornaram mais pobres?
Se houvesse mesmo alguma justificacao para se abortar vidas humanas nao eram os pobres que deviam ser abortados mas sim os ricos. Talvem assim se conseguisse uma distribuicao mais equitativa da riqueza que resultasse em menos pobres no mundo.
O problema da pobreza nao se resolve com os abortos mas sim com uma justica social universal que garantiria a todos os serem humanos as bases minimas de poderem alimentar os seus filhos sem terem que optar pelo aborto.
"Os casais devem so ter o numero de filhos de que possam dar o minimo dos seus direitos.Para que ter 6 ou 10 filhos, se a maioria nem um pedaco de pao tem.
Ha que se lhes dar todos os direitos e meios para que isso aconteca."
Ver os argumentos anteriores. Se o mundo fosse mais justo os pobres nao teriam que considerar o aborto por nao terem meios de dar a comer aos seus filhoes. Que tal lutarmos pela justica universal do direito a uma condigna de todos em vez de abortar alguns para que outros vivam com tudo?
Devemos lutar sim por um mundo mais justo para todos em vez de tentarmos justificar o aborto.
Devemos procurar tratar a doenca e nao os seus sintomas.
"E o que aconteceu ao direito inalienavel e fundamental a vida, um dos direito humanos mais basicos?
Nao me parece que alguem possa ser feliz ou nao sem no minimo estar vivo."
Vida? Qual vida?
Vivo? Morto vivo talvez!
"Mas desde quando e' que so os pobres vivem com rancor, sao infelizes ou passam a ser os futuros ladroes e assassinos de um pais?
Os ricos nao tem rancores? Nao sao tambem infelizes? Nao roubam e nao matam?"
Nao queremos ser nem ricos, nem pobres.Queremos ser "in between".
No meio e que esta a virtude.
"Um pobre rouba uma codea de pao e' ladrao, e um rico que comete um crime de colarinho branco e rouba milhoes nao e' ladrao?
O pobre ladrao devia ter sido abortado e o ladrao rico recompensado?"
Sao igualmente ladroes.
Nem deviam ter chegado a fase do aborto.A culpa e do espermatizoide.
Tem proteinas a mais.
eheheheh
"Os paises ricos do mundo produzem alimentos suficiente para dar de comer a todo o mundo. No entanto muito desses alimentos sao desperdicados e dado a comer aos animais que comem melhor num pais rico que um ser hamano pobre num pais empobrecido a custa da riqueza dos paises ricos"
Prefiro ser animal num pais rico.
Nao quero ser crianca em Timor, sobretudo numa ganda ninhada.
Ja tenho quem me va adoptar.
Passarei a ser conhecido como "Farrusco".
" problema da pobreza nao se resolve com os abortos mas sim com uma justica social universal que garantiria a todos os serem humanos as bases minimas de poderem alimentar os seus filhos sem terem que optar pelo aborto."
Se os agregados fossem mais pequenos, a pobreza era diminuta, etc...
Porque e que nos paises ricos, avancados e, ou, onde a religiao catolica nao e predominante, o aborto e legal?
Em Timor, ja se fazem abortos clandestinos ha muitos anos, assim como noutros paises onde o aborto e ilegal.
As pobres das mulheres continuam a sofrer, pois nao lhes e dado o direito de o faze-lo em situacao normal, onde o risco de saude seja minimizado ao maximo.
Os velhacos dos homens, so pensam em fazer amor e encher-lhes o balao.
As mulheres suas irmas, que sao alguma coisa na vida e as podiam ajudar, trairam-lhes.
Pobre mulher timorense de Timor Leste.
Ze da Labia
"Ze da Labia
(Dedico este poema a minha amiga, que mo pediu)"
Obrigadissima!
Como sempre uma maravilha!!! :)
Abraco.
Amiga
Ze da labia,
Apreciei a maneira brincalhona como respondeu ao meu comentario mas infelizmente as questoes que levantei sao bem serias, e sao e continuarao a ser questoes complexas da humanidade por resolver. (estou a falar da justica universal entre os paises ricos e pobres, etc).
E jamais sera a legalizacao do aborto que as hao de resolver.
Isso de dizer que "Se os agregados fossem mais pequenos, a pobreza era diminuta," e' uma analise muito simplista do complexo problema da pobreza.
Se fosse verdade nao haveriam solteiros/as na extrema pobreza pelo mundo fora.
Argumentar pela legalizacao do aborto com base em argumentos tais como "Em Timor, ja se fazem abortos clandestinos ha muitos anos, assim como noutros paises onde o aborto e ilegal." seria a mesmissima coisa que argumentar pela legalizacao do homicidio porque tambem sempre ocorreu na historia da humanidade a comecar pelo Abel e Caim.
Acho que nesta questao vamos ter que concordar em discordar.
A nivel individual, cada um deve seguir
a sua propria consciencia mas a nivel nacional e' necessario haver leis e eu sou da opiniao que a nao legalizacao do aborto ainda reflete atualmente os valores dos timorenses em geral.
Talvez as coisas mudem no futuro quando Timor tornar-se numa sociedade mais 'moderna e progressista', como se tem vindo a dizer por aqui, onde matar uma vida humana no utero da mae nao seja nada para consideracoes especiais.
A 'sociedade moderna' ja esta tao cheia de aberracoes que mais uma nao faria grande diferenca.
Não soube do mundo
Belo poema que fala sobre o aborto, retirado do blog do Felipe Aquino.
http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2008/02/08/poema-da-morte/
De: Renato de Azevedo
Era tão pequeno
que ninguém o via.
Dormia sereno
enquanto crescia.
Sem falar, pedia
- porque era semente -
ver a luz do dia
como toda a gente.
Não tinha usurpado
a sua morada.
Não tinha pecado.
Não fizera nada.
Foi sacrificado
enquanto dormia,
esterilizado
com toda a maestria.
Antes que a tivesse,
taparam-lhe a boca
- tratado, parece,
qual bicho na toca.
Não soltou vagido.
Não teve amanhã.
Não ouviu “Querido”…
Não disse “Mamã”…
Não sentiu um beijo.
Nunca andou ao colo.
Nunca teve o ensejo
de pisar o solo,
pezito descalço,
andar hesitante,
sorrindo no encalço
do abraço distante.
Nunca foi à escola,
de sacola ao ombro,
nem olhou estrelas
com olhos de assombro.
Crianças iguais
à que ele seria,
não brincou com elas
nem soube que havia.
Não roubou maçãs,
não ouviu os grilos,
não apanhou rãs
nos charcos tranquilos.
Nunca teve um cão,
vadio que fosse,
a lamber-lhe a mão
à espera do doce.
Não soube que há rios
e ventos e espaços.
E invernos e estios.
E mares e sargaços.
E flores e poentes.
E peixes e feras
-as hoje viventes
e as de antigas eras.
Não soube do mundo.
Não viu a magia.
Num breve segundo,
foi neutralizado
com toda a maestria.
Com as alvas batas,
máscaras de entrudo,
técnicas exatas,
mãos de especialistas
negaram-lhe tudo
( o destino inteiro…)
- porque os abortistas
nasceram primeiro.
Mama estoy aqui , ¿puedes oirme?
Estoy dentro de ti, ¿seras capaz de herirme?
Fruto de amor o de engaño o de traiccion tal vez.
Dejame vivir ahora , hazte querer.
Sere bueno lo prometo y no t dare q hacer.
No m moldere las uñas, como tu quieras sere.
Pero mama,no puedes matarme,
dime q no lo haras.
Pon tus manos aqui sobre el vientre,
si yo te pudiera hablar....mama.
Quiero vivir como tu , quiero ver la claridad.
Ya se lo q estas pensando,
es la sociedad.
-senti un pinchazo-
sabes mama.... m estoy muriendo
adios mama m estou marchando.
de tu hijo q te quiere.....muackk.
Alguem anda a dizer que os Padres tem filhos, sim eh possivel e em muitos casos verdade.
Sera que a culpa eh so do Padre?
Ja no principio do tempo de Adao e Eva Deus ja dava razao ao homem condenando a tentacao da mulher.
Sou homem e bem educado e posso dizer que muito giro e as mulheres atiram-se amim como moscas ao meudia sem eu fazer nada. Nao foi uma vez nem duas mas as centenas.
Se fosse padre e ter tantas a tentarem, um dia uma me leva de certeza.
Nao esqueca a historia de Adao e Eva. Foia Eva o primeiro a comer da fruta proibida e depois deu ao Adao.
Maudia em Dili
Uma coisa e' fazermos grandes debates de palavras outra coisa e' ver do que se trata, com os proprios olhos, os resultados do aborto.
Nao ha palavras para descrever.
Desafio todos a verem estes videos e a dizerem que nao e' um crime.
Espero que tenham estomago para isto.
E' CHOCANTE!!
Trabalho de Redação - Aborto
http://www.youtube.com/watch?v=nA7hSJFEo7M&feature=related
Aborto nao!
http://www.youtube.com/watch?v=gyp1adRp3mU&feature=related
Poema: O diario de um feto
http://video.aol.com/video-detail/poemao-dirio-de-um-feto/108086438036185932/?icid=VIDURVMUS10
Horrivel!!!
Recomenda-se muito em especial aos pro-choice, pro-aborto.
Ha uns anos conheci um moralista, catolico, contra o aborto! Quando a filhota ficou gravida de um maubere, que nao estava a altura dela advinhe o que OBRIGOU a filha a fazer?
Um aborto............e ha meninas no Governo que tambem fizeram abortos, claro em clinicas. Querem nomes?
TANTA DISCUSSAO POR CAUSA DO ABORTO! PORRA JA CHEIRA MAL! O ABORTO E A PROSTITUICAO EXISTEM HA CENTENAS E CENTENAS DE ANOS E CONTINUARAO A EXISTIR INDEFINITIVAMENTE. DEIXEM-SE DE MERDAS, VAO TRABALHAR. QUEM VAI SABER SE A FAUSTINA, A MARIA A ENGRACIA OU A BUI MAU ABORTOU?
FAKYOUTOO
"Acho que nesta questao vamos ter que concordar em discordar."
Concordo plenamente.
Voce ve o copo meio cheio e eu vejo o copo meio vazio.
Um Abraco
Ze da Labia
“Sera que a culpa eh so do Padre?”
Quem jura perante a Biblia para manter a celibacia? As mulheres não fazem isso, nem as madres. Não acredito que as mulheres tenham apontadasarmas à cabeça dos padres para fornicar!
“Sou homem e bem educado e posso dizer que muito giro e as mulheres atiram-se amim como moscas ao meudia sem eu fazer nada. Nao foi uma vez nem duas mas as centenas.”
Pela primeira vez aparece um narciso aqui neste blog! Pelos vistos tens um complexo de inferioridade! Se és um bem educado, devias mostrar que és e não falar desta maneira! COITADO! Será que está a falar das mulheres das ruas (red light) de Lisboa e Coimbra ou de Melbourne e Sidney?
""Acho que nesta questao vamos ter que concordar em discordar."
Concordo plenamente.
Voce ve o copo meio cheio e eu vejo o copo meio vazio.
Um Abraco
Ze da Labia
Sim Ze da Labia, para terminar este pequeno debate que tivemos vamos ter mesmo que concordar em discordar nesta materia.
Mas olhe que o que vi nao foi um "copo meio cheio".
O que vi muito claramente (nos tais videos sobre o aborto), foi sim, entre muitas outras imagens horriveis, uma BACIA BEM CHEIA de maozinhas, perninhas, pezinhos, torsos, carinhas ja muito bem formados mas despedacados e amontoados num banho de sangue.
Nao sei se viu os videos ou como reagiu a eles, mas para mim foram imagens que me feriram profundamente a sensibilidade e que tao cedo nao vou esquecer.
Um abraco para si tambem.
"Pela primeira vez aparece um narciso aqui neste blog! Pelos vistos tens um complexo de inferioridade! Se és um bem educado, devias mostrar que és e não falar desta maneira! COITADO! Será que está a falar das mulheres das ruas (red light) de Lisboa e Coimbra ou de Melbourne e Sidney?"
Quem se vende por dinheiro? As putas o fazem e nao sao homens.
Quem enganou Adao para cometer o acto sexual " a fruta" ? foi Eva nao foi?
Quem se pinta todos os dias para tentar o home?
Este video dos bebes desfeitos em pedacos eh particularmente chocante.
LIFE and DEATH
http://www.youtube.com/watch?v=nm7VGMlic7k&NR=1
ESTOU DE ACORDO COM O QUE FOI BEM DITO PELO ESCRITOR/A EM BAIXO. POIS TEMOS QUE RESPEITAR A VIDA E NAO NO DESEJO DOS "CRIMINOSOS" com razoes simplementes nao-fundamentadas (direito da mulher a decidir: estamos no seculo 21, etc).
Maubere-Foho
--------------comessa aqui---------
O aborto eh uma cultura estrangeira.
As maes timorenses fazem amor para ter filhos e nao para as matar.
As putas eh que fazem aborto para continuarem a gozar no sexo.
Ter filhos eh uma graca que Deus fez possivel a mulher.
Aborto eh um acto criminoso que que muitos paises fizeram legal para tapar as suas fraquezas no campo moral.
O crescimento do petróleo alimentado com a prostituição infantil em Timor-Leste
A pequena nação do Sudeste Asiático, também conhecida como Timor-Leste, não é estranha ao sofrimento e esperanças desfeitas. Esta é uma terra rica onde as pessoas são pobres - desesperadamente pobres. Após 24 anos de brutal ocupação pela Indonésia, o seu grande vizinho, a independência trouxe consigo muitos sonhos e esperanças.
A riqueza substancial da ilha em minerais, aumentou ainda mais essas expectativas.
Nos últimos dois anos o país recebeu uma media de US $ 1,1 bilhões por ano em receitas de petróleo e gás. Um montante significativo se tivermos em conta a sua pequena população de apenas um milhão.
Contudo, o povo que já sofreu por muito tempo, tem visto muito pouco desta riqueza que entra. O desemprego continua elevado, atingindo os 80% na capital, e o interior foi deixado no estado de abandonado. Enquanto a pobreza tem sido parte diária da maioria, é coexistida com bolsas de riqueza escandalosas provenientes da bonança do petróleo.
Embora a maioria das pessoas viva com menos de um dólar por dia, os 350 conselheiros estrangeiros contratados pelo governo timorense tem salários tão elevados como $ 20.000 por mês, enquanto os funcionários governamentais conduzem Lexus, Mercedes e luxuosos quatro-por-quatro veículos ao longo das ruas esburacadas de Díli. Cortes de energia são frequentes, com uma dúzia de cortes por dia, uma ocorrência comum.
Estas bolsas de riqueza no meio de extrema pobreza são rápidos reprodutores de prostituição e toxicodependência.
Perto das escolas homens esperam que as jovens se aproximem deles. Uma rapariga conta-nos a sua história, ”aproximamo-nos deles e dizemos que precisamos de um par novo de sapatos, para ir a uma festa. Nos vamos com eles e fazemos aquilo e depois temos os nossos sapatos.” As raparigas disseram que ja venderam o seu corpo somente por $ 5 dólares. No interior os jornalistas locais noticiaram que há vários casos de raparigas de dez anos que se prostituem por $1 dólar.
Como descrito por um repórter local: "Nos distritos os pais recebem o dinheiro e sentam-se nas suas varandas, enquanto as suas filhas são usadas dentro de sua própria casa. Isso demonstra o quanto é grave a pobreza no nosso pais."
O trafico de jovens está-se a tornar num problema grave. Um grupo de 18 jovens foram resgatadas dos traficantes estrangeiros perto da fronteira com a Indonésia no inicio deste ano
Num país católico o problema da prostituição é muitas vezes ignorado. Muitas das mulheres são maltratadas e violentadas pela polícia. O medo de denunciar e a hipocrisia social, agravam ainda mais este problema.
A condição das mulheres em Timor é de toda a maneira horrível. O país tem uma das taxas mais elevadas de violência contra as mulheres do mundo, 70% da população prisional do país é composta por indivíduos condenados por violação e violência doméstica.
O facto de haver rumores de que muitas personalidades da sociedade visitam as prostitutas torna mais difícil de resolver este problema.
Há rumores persistentes de que altos funcionários do Governo frequentam estes bordeis que hospedam jovens prostitutas timorenses e também indonésias, tailandesas, chinesas e Filipinas.
Um polícia timorense da unidade de elite do CSP encarregada da protecção dos VIP disse-me com um sorriso malandro:
“ Eu fui buscar lá muitas vezes raparigas chinesas para um irmao grande ( pessoa de influencia)”
E eu perguntei-lhe. Um ministro? “Grande ”, “ maior”, respondeu.
Os hábitos nocturnos da liderança timorense comprometem ainda mais qualquer tentativa de ajudar as filias de Timor, que após 24 anos de violações e humilhações por parte do exército Indonésio, vêem agora os seus próprios dirigentes e auto-proclamados libertadores virarem-lhes as costas. Muitas mulheres estão perdidas, enquanto os seus dirigentes pretendem ser ricos.
O pais está também a atrair um numero crescente de trabalhadores de sexo estrangeiras que são trazidas para o pais pelo sindicato de crimes da China e do Sudeste Asiático.
De acordo com a fundação Alola, uma ONG chefiada pela australiana, mulher do Primeiro-Ministro Gusmão, mais de 200 trabalhadoras sexuais estão em Timor, e muitas contra a sua vontade.
A Alola é uma das poucas organizações que presta atenção para os problemas de muitas raparigas timorenses e estrangeiras.
Quando eu sai de um clube nocturno em Dili, eu vi uma pequena rapariga que não tinha mais de oito anos a pegar na mão de um irmão com cerca de quarto anos. Eu perguntei-lhes o que estavam a fazer naquele local às três da manha, eu disse, “ vocês deviam estar em casa”. Ela disse, “ preciso de dinheiro para comprar comida.”
Eu questiono-os ainda mais e depois de mais algumas perguntas a rapariga, que tinha ainda a inocência nos seus olhos disse-me, “o meu irmão mais velho manda-me para aqui, ele está no fim da estrada, se eu não arranjar dinheiro, ele bate-me.”
Eu dei-lhe cinco dólares e fui-me embora, preocupado se fiz a coisa mais acertada.
As crianças não pertencem à rua. Certamente que não, numa nação rica em petróleo.
O' seus moralistas de merda, e estas criancas quem as protege?
Nao os governantes de certeza! Devia era ter havido uma lei do aborto no tempo em que eles nasceram e assim hoje nao tinhamos tamanha escumalha!
“Quem se vende por dinheiro? As putas o fazem e nao sao homens.
Quem enganou Adao para cometer o acto sexual "a fruta"? foi Eva nao foi?
Quem se pinta todos os dias para tentar o home?”
Está nos a confirmar de que afinal quando disse que “as mulheres se atiram” foi apenas um produto da sua imaginação. O facto de elas a andarem a vender-se em troca de dinheiro e a pintar “todos os dias para tentar o homem” não significa que tens que comprar e ser atraída pelas pinturas. Se és um “bem educado e as mulheres se atiram”, não tens nada que ir atrás de prostitutas!
Quanto ao Adão! Ele caiu de joelhos por uma fruta! Isto aconteceu a quanto tempo? Creio que todos nós acreditamos que isto aconteceu há séculos. Mas ninguém aprendeu com a lição pois não! Até padres ainda caiem de cú por ver mulheres atraídas.
Enviar um comentário